quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Desperdício: como evitá-lo?




Impressionante: o Brasil joga fora a cada ano cerca de R$ 12 bilhões em comida, o que se aproximaria das 13 milhões de toneladas de alimento que vão para o lixo.
 
Essa quantidade seria suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas no mesmo período, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fato ainda mais alarmante quando lembramos que cerca de 10% da população brasileira é desnutrida.


E como evitar o desperdício? As dicas são da Ong "Banco de Alimentos"


- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde (veja receita no post "Para aproveitar um domingo de sol", de 22/03)

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liqüidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos

Mais informações, acesse: http://www.bancodealimentos.org.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário