quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Reciclar está na moda



É verdade o que o título acima diz. Além de ser moda por fazer parte do nosso cotidiano, também vai aparecer cada vez mais nas passarelas do mundo fashion. Já vimos que o primeiro grande passo foi dado com a utilização de garrafas pet na confecção de malhas, adotadas por diversos estilistas famosos em suas criações.

 
Agora as coisas estão indo além, os designers e estilistas estão se superando. Descobri uma marca de jóias chamada SuLusso que utiliza metais reciclados, diamantes provenientes de zonas sem conflito (para saber um pouco mais a respeito dos problemas da extração dessa pedra, assista o filme "Diamantes de Sangue), e utilizam pedras preciosas de comércio justo. O resultado é o mesmo: Jóias magníficas. A vantagem é conseguir destinar aquele pouquinho de ouro e outros metais que se encontram principalmente no interior de processadores de computador.

Realmente é uma idéia tão brilhante quanto o ouro das jóias. Mas no que se trata de idéia, o designer Gabriel Dishaw conseguiu uma façanha. Claro que, como em tudo na moda, surgiu de modo estranho e de pouca utilidade no momento da sua criação, apenas para exercitar toda criatividade da mente que a criou. Bom, esse cara resolveu utilizar os circuitos impressos de computadores para criar um tênis. Na verdade só podemos chama-lo de tênis porque o parece. No fundo seria um pouco complicado usar o produto, a não ser que você seja o C-3PO, do filme "Jornada nas Estrelas". Parece estranhíssimo e, convenhamos, na verdade é. Mas não deixa de ser mais uma grande lição de como usar a cuca para criar produtos inovadores, reciclar e reutilizar resíduos e, claro, salvar o planeta!

Um comentário:

  1. Olá, adorei seu blog!
    Sou suspeita pra falar, pois sou muito envolvida com a questão ambiental.
    Depois voltarei para ler tudo com mais calma.
    Parabéns!
    Camila

    ResponderExcluir