quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sabão para limpar a consciência!



A primeira coisa que se passa pela minha mente quando lembro de economia é a minha tia Ivani. Uma dona de casa, uma não, é “A dona de casa”! Limpa, passa, cozinha, cuida dos filhos, netos, do maridão e limpa mais um pouco. Como uma boa dona de casa, economia é lei dentro de sua casa, as manias não são poucas: separa lixo reciclável, reutiliza papéis, come a última fatia do pão de forma (aquela que é pura casca, eca!), junta os pedacinhos de sabonete e sabão para formar um usável. Mas agora ela pode até guardar o óleo comestível usado para aumentar seu estoque de sabão reciclável.

A iniciativa de transformar óleo usado em sabão é do CREUPI (Centro Regional Universitário do Espírito Santo de Pinhal). O óleo de cozinha jogado na rede de esgoto causa entupimento dos canos, mau funcionamento das estações de tratamento, além de mau cheiro e danos ao meio ambiente. Há muito tempo o sabão já era feito de forma caseira a base de gordura animal, hoje os procedimentos mudaram e já estão sendo adotados por empresas ecologicamente corretas.





A receita para os conscientes é fácil: não jogar óleo na pia e guardá-los em recipientes fechados. Por que o trabalho duro fica para o CREUPI, que utiliza 4L de óleo comestível, 2L de água, meio copo de sabão em pó e 1 kg de soda cáustica para fazer seis tabletes de sabão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário